12 de out. de 2010

Série UFPA Ensino (Post 4)

Educação para a reconstrução do cotidiano

Neste post, você confere como a Educação pode promover a reflexão e a consequente reconstrução do dia-a-dia de muitas pessoas. Quatro programas abordam Educação no Trânsito, Educação Prisional, Educação Sexual e Educação Ambiental.


Para os especialistas que participaram do programa UFPA Ensino, a educação é um dos principais caminhos para a transformação do trânsito em Belém

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
Educação no Trânsito foi o tema do UFPA Ensino exibido dia 24 de fevereiro de 2010. E para tratar deste tema, Otacílio Amaral Filho recebeu nos estúdios da Rádio Web o Prof. João Bosco, da Faculdade de Psicologia da UFPA e pesquisador sobre psicologia do trânsito, Sílvio Silva, Professor da auto-escola SETEPSI, e Valter Aragão, Coordenador de Operação do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN). A discussão gira em torno das práticas educativas para tornar o trânsito mais seguro nas grandes cidades. Para ouvir este programa, clique aqui.

EDUCAÇÃO PRISIONAL
O programa discutiu, no dia 3 de março de 2010, o tema Educação Prisional. E para tratar deste tema, Otacílio Amaral Filho recebeu nos estúdios da Rádio Web Rita Canto, gerente da Divisão de Educação Prisional da Superintendência do Sistema Penal do Pará (SUSIPE), Amadeu Cavalcante, pesquisador sobre o processo de ressocialização de presos, e Tarcísio Cardoso, professor de história do convênio entre a Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (FUNCAP) e a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC). Neste programa, especialistas discutem em torno do caráter social da oferta de educação a detentos e egressos do sistema prisional. Clique aqui para baixar o programa.

EDUCAÇÃO SEXUAL
Essencial para a formação do indivíduo, a Educação Sexual foi o tema do UFPA Ensino no dia 2 de dezembro de 2009. E para tratar deste tema, Otacílio Amaral Filho recebeu nos estúdios da Rádio Web a Profa. Andréa Campos Sousa, coordenadora do Grupo de Pesquisa Ciências e Educação do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA e do um projeto de educação sexual chamado “Café com Sexualidade”, e Franciele Morales, professora de Ensino Fundamental da Escola Ruth dos Santos Almeida, onde será desenvolvido o projeto “Sexualidade e Adolescência: uma proposta educativa para a rede pública do estado”. No programa, as convidadas falaram sobre conceitos e metodologias utilizados nas discussões sobre educação sexual nas escolas, além de projetos que promovem conversas sobre sexualidade com adolescentes e jovens. Clique aqui para ouvir o programa.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Parece indiscutível a centralidade da discussão ambiental na contemporaneidade. Foi por isso que, no dia 24 de junho de 2009, o UFPA Ensino discutiu o tema Educação Ambiental. E para tratar deste tema, Otacílio Amaral Filho recebeu nos estúdios da Rádio Web a Profa. MSc. Ariadne Peres, do Instituto de Ciências Biológicas e do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica (NPADC), e o Prof. MSc. André Ribeiro de Santana, integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental (GPEEA). No programa, os convidados discutiram sobre os conceitos e concepções de Meio Ambiente, as práticas atualmente implementadas de Educação Ambiental, pesquisas na área e a importância dessa educação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Para ouvir o programa, clique aqui.



Encontre os conteúdos que você busca no nosso Acervo Radiofônico, a partir de palavras-chave do seu interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário