4 de out. de 2010

Série UFPA Ensino (Post 1)


Nesta semana, o Blog da Rádio Web UFPA inicia uma série especial de posts sobre o programa UFPA Ensino. Com o slogan “A Educação em Pauta”, o UFPA Ensino entrou no ar junto com a inauguração da Rádio, durante o Fórum Social Mundial de 2009, ocorrido em Belém. O programa assume o formato de uma mesa redonda que discute a complexa realidade da Educação na Amazônia em sua multiplicidade de recortes temáticos. É essa diversidade discursiva e esclarecedora sobre a nossa Educação que você vai acompanhar nos posts dessa série. Na programação da Rádio Web UFPA, o UFPA Ensino vai ao ar toda quarta-feira, às 10h, com reprises às quartas, às 21h, sextas, às 19h, e aos sábados, às 21h. O programa é apresentado pelo professor Otacílio Amaral e produzido por Fabrício Queiroz.


Territórios sensíveis da Educação
Neste primeiro post, confira as possibilidades da Educação desenvolvida a partir de meios artísticos, tecnológicos e comunicacionais. Cinco programas discutem Educação Artística, Arte-Educação, Tecnologias em Educação e Educomunicação.

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Para tratar do tema Educação Artística, Otacílio Amaral Filho recebeu nos estúdios da Rádio Webo Prof. Dr. Luizan Pinheiro, da Faculdade de Artes Visuais da UFPA, e Francisco Rodrigues, Professor de Artes do ensino básico. No programa, você acompanha uma discussão sobre o ensino, a prática e o fomento às artes na Escola. O programa foi ao ar no dia 3 de fevereiro de 2010, mas você pode ouvi-lo clicando aqui.

ARTE-EDUCAÇÃO
Arte-Educação (que não é o mesmo que Educação Artística) é o tema do programa exibido no dia 18 de agosto de 2010. No programa, os convidados debatem sobre a formação humana através da Arte tanto nas escolas e universidades, quanto nos ambientes de educação informal. A atuação de ONG’s em defesa da cultura popular e os desafios enfrentados pelos arte-educadores também fazem parte da discussão. Excepcionalmente nesta edição, a jornalista Cássia Nascimento conversou sobre o tema com a Profª. MSc. Ana Del Tabor Magalhães, professora do ICED/UFPA e coordenadora do curso de Artes Visuais da Unama, com a Profª. Nélia Lúcia Fonseca, professora da Escola Bosque e da Escola Estadual Consuelo Coelho e Sousa, e com Jorge Gonçalves, arte-educador do Instituto Universidade popular (UNIPOP). Baixe o programa clicando aqui.

TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO
Tecnologias em Educação foi o tema do UFPA Ensino do dia 6 de janeiro de 2010. E para tratar deste tema, Otacílio Amaral Filho recebeu nos estúdios da Rádio Web o Prof. Dr. Danilo Teixeira Alves, coordenador do projeto Edukanet (um software para o ensino-aprendizagem de física e matemática), a Profa. MSc. Silvana Tabosa Salomão, que ministra as disciplinas “Tecnologias Informáticas e Educação” e “O Computador como Recurso Didático” no curso de Pedagogia da UFPA, e a Profa. Dra. Mariane Kogut Eliasquevici, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA. No programa, os convidados falam sobre a inserção das tecnologias em processos educativos, o uso delas a partir de uma reflexão crítica e algumas experiências de softwares educativos. Clique aqui para baixar o programa.

EDUCOMUNICAÇÃO
Educomunicação foi o tema do programa exibido no dia 5 de maio de 2010. E para tratar deste tema, Otacílio Amaral Filho recebeu nos estúdios da Rádio Webo Prof. Osmar Pancera, coordenador da Organização não-governamental “Rádio Margarida” e Alex Pamplona, jornalista, educador da Universidade Popular e integrante do projeto “Revista Viração”. O programa discute o papel da comunicação na sociedade contemporânea, a utilização de ferramentas como o rádio, as revistas e a televisão no processo educativo, a reflexão crítica sobre os meios de comunicação, além dos desafios dessa nova abordagem da educação. Para ouvir o programa, clique aqui.


Encontre os conteúdos que você busca no nosso Acervo Radiofônico, a partir de palavras-chave do seu interesse.







Nenhum comentário:

Postar um comentário