1 de out. de 2010

Ouça cinco programas sobre Sexualidade

Em pouco mais de um ano de funcionamento da Rádio Web UFPA, vários programas abordaram temas relacionados ao universo da Sexualidade. Confira, a seguir, alguns deles, e fique a vontade para baixar os nossos conteúdos.

UFPA Debate discute Homofobia
Homofobia foi o tema do programa UFPA Debate no dia 18 de janeiro de 2010. E para tratar do tema, Adelaide Oliveira de Oliveira recebeu nos estúdios da Rádio Web Ernani Chaves, professor da Faculdade de Letras da UFPA, Ivon Cardoso, coordenador de Livre Orientação Sexual da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Pará, e o estudante Milton Ribeiro, membro do Movimento em Defesa da Diversidade Sexual, Grupo Orquídeas da UFPA. No programa, especialistas no assunto discutem sobre a homossexualidade na mídia, os preconceitos e as principais manifestações sociais. Baixe o programa aqui.

Movimento Orquídeas pauta UFPA Entrevista
O Movimento Universitário Orquídeas foi o tema do UFPA Entrevista do dia 14 de setembro de 2009. E para tratar deste tema, Adelaide Oliveira de Oliveira recebeu nos estúdios da Rádio Web o estudante do curso de Ciências Sociais Milton Ribeiro, integrante do Movimento Universitário ORQUÍDEAS. O convidado fala, dentre outros assuntos, sobre o significado do grupo, dos desafios do Movimento LGBTT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais) e do Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual (ENUDS), promovido ano passado na UFPA. Baixe a entrevista aqui.

UFPA Pesquisa investiga Gênero e Poder
O programa UFPA Pesquisa exibido no dia 14 de janeiro de 2010 investigou o tema GÊNERO E PODER. Para tratar do tema, a jornalista Elissandra Batista recebeu nos estúdios da Rádio Web a professora Maria Luzia Miranda Álvares, coordenadora do projeto “Gênero, participação política e feminismo”, a professora Denise Machado Cardoso, coordenadora do projeto “Concepção entre corpos, uma analise das concepções de corpo e sexualidade e suas interfaces com as religiões” e Samuel Luiz de Souza Júnior, ativista do movimento LGBT do estado do Pará. Os convidados discutiram a relação complexa entre o masculino, o feminino e suas construções históricas e culturais. Para baixa o programa, é fácil. Clique aqui.

UFPA Ensino aborda Educação Sexual
Disciplina fundamental para a vida de qualquer estudante, a Educação Sexual foi o tema do programa UFPA Ensino no dia 2 de dezembro de 2009. E para tratar deste tema, Otacílio Amaral Filho recebeu nos estúdios da Rádio Web a Profa. Andréa Campos Sousa, coordenadora do Grupo de Pesquisa Ciências e Educação do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA e do um projeto de educação sexual chamado “Café com Sexualidade”, e Franciele Morales, professora de Ensino Fundamental da Escola Ruth dos Santos Almeida, onde será desenvolvido o projeto “Sexualidade e Adolescência: uma proposta educativa para a rede pública do estado”. No programa, as convidadas falaram sobre conceitos e metodologias utilizados nas discussões sobre educação sexual nas escolas, além de projetos que promovem conversas sobre sexualidade com adolescentes e jovens. Para ouvir o programa, clique aqui.

Relacionamentos amorosos pautam UFPA Pesquisa
No dia 12 de novembro de 2009, o UFPA Pesquisa investigou o tema Relacionamentos Amorosos. E para tratar deste tema, Elissandra Batista recebeu nos estúdios da Rádio Web a Profa. Dra. Cristina Donza Cancela, que pesquisa sobre casamento, sexualidade, família e gênero, a Psicóloga Marilu Cruz, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA, e o estudante de História Daniel Barroso, que desenvolve uma pesquisa de iniciação científica sobre os perfis demográficos e históricos do casamento civil em Belém. No programa, os convidados falaram sobre as reconfigurações do vínculo amoroso entre homens e mulheres, a história das uniões formais em Belém e questões psicológicas da escolha do parceiro. Clique aqui para baixar o programa.


Encontre os conteúdos que você busca no nosso Acervo Radiofônico, a partir de palavras-chave do seu interess.

Um comentário:

  1. Só quero dizer q adorei esse post. Reunir todos os programas que trataram de sexualidade, preconceito, homossexualidade e outros temas acerca da diversidade sexual foi mara.

    Parabéns equipe Rádio Web UFPA pela iniciativa de mais um canal de comunicação com seu público. Daqui a pouco vocês serão onipresentes no ciberespaço. Ê

    Ass: @freireraphael

    ResponderExcluir