2 de out. de 2010

O Cinema por cinco ângulos

Belém do Pará é uma cidade de cinéfilos. Não a toa. A cidade possui o cinema mais antigo em funcionamento do Brasil. É o Cine Olympia, fundado e financiado em 1912 pelos donos dos famosos Grande Hotel e Palace Theatre para conquistar novos clientes fascinados com a nascente sétima arte.
 

Hoje os apaixonados por cinema se alternam na fruição de filmes por meio do circuito comercial, dominado por grandes grupos empresariais, e do circuito alternativo, muito influenciado pelo cinema francês e tocado por uma diversidade de grupos de apreciadores da imagem em movimento.

Mas Belém também quer fazer cinema. Produtores como Dira Paes, Jorane Castro e Fernando Segtowick inspiram o desenvolvimento da produção local. E enquanto por toda a cidade são realizados encontros para a discussão do cinema, a Universidade Federal do Pará, a partir de esforços interdisciplinares, busca entender a força do cinema na Amazônia, tendo aprovado, recentemente, a primeira graduação em Cinema e Artes Visuais.

Estes esforços são retratados por uma série de programas da Rádio Web UFPA, que você confere a partir de agora. Só lembrando que você pode encontrar muito mais conteúdo sobre Arte na Amazônia no nosso Acervo Radiofônico.


UFPA Pesquisa investiga Interfaces do Cinema
Sempre atento à ciência produzida na UFPA, o programa UFPA Pesquisa abordou o tema “Interfaces do Cinema” no dia primeiro de outubro de 2009. E para tratar deste tema, a jornalista Elissandra Batista recebeu nos estúdios da Rádio Web a Profa. Dra. Rosa Maria de Souza Brasil, coordenadora do projeto "Linguagem e Cinema: foco da câmera apoiado no tripé discurso, ideologia e arte", o Prof. Manoel Alexandre Ferreira da Cunha, coordenador do projeto "Processos Comunicacionais, cinema e identidade: subsídios para políticas culturais na Amazônia", e Afonso Gallindo, Diretor de Regionalização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas, do Pará.
No programa, os convidados falaram sobre o levantamento da produção cinematográfica realizada na Amazônia, a leitura do verbal e do não-verbal do texto-fílmico e a política cinematográfica adotada no Brasil. Clique aqui para ouvir o programa.

Universidade Multicampi apresenta projeto sobre Cinema, Literatura e outras artes
O Programa Universidade Multicampi apresentou, no dia 24 de novembro de 2009, o o projeto de pesquisa “Cinema, Literatura e outras Artes: Relações Intersemióticas” desenvolvido no campus da UFPA em Breves. E para tratar deste projeto, Joel Cardoso da Silva recebeu nos estúdios da Rádio Web o coordenador do projeto, Prof. Msc. Luiz Guilherme dos Santos Jr. Para baixar o programa, é fácil, clique aqui!

Universidade Multicampi apresenta projeto sobre os usos pedagógicos do cinema
O cinema como recurso que torna mais interessante o processo de ensino-aprendizagem. Este é o mote do UFPA Comunidade do dia 16 de abril de 2010, sobre o tema “Audiovisual: O cinema como recurso didático”. E para tratar deste tema, Elissandra Batista recebeu nos estúdios da Rádio Weba Professora Maria Helena Rodrigues Chaves, coordenadora do projeto, Camila Sousa, bolsista, e Jackeline de Medeiros, ex-bolsista do programa Arte na Escola, que desenvolve trabalhos em parceria com o projeto Audiovisual: o cinema com recurso didático. O projeto de extensão “Audiovisual: O cinema como recurso didático”, é um trabalho desenvolvido por professores e alunos da Faculdade de Letras, do campus da UFPA no município de Bragança, nordeste do Pará. O principal objetivo é incentivar os professores da Educação Básica a transformar a sala de aula num espaço de investigação, de pesquisa e de geração de novos saberes. Ouça o programa clicando aqui.

UFPA na Madrugada apresenta a profissão de cineasta
O programa que coloca você por dentro do vestibular da Federal paraense apresentou, no dia 8 de agosto de 2010, um especial sobre as profissões relacionadas ao mundo do cinema. E para tratar deste tema, a jornalista Cássia Nascimento e o estudante Felipe Cortez receberam, nos estúdios da Rádio Web, professor Erasmo Borges, Professor do curso de Cinema da UFPA, e o jornalista e produtor de cinema Joaquim Araújo. Mercado de trabalho, grade curricular, as conquistas, os desafios e a disputa para ingressar na primeira turma de Cinema e Artes Visuais da UFPA são algumas das temáticas abordadas no programa. Para ouvir o programa, clique aqui.

UFPA Entrevista: O mundo do trabalho visto pelo cinema
Entender o universo do trabalho na Modernidade por meio da discussão de clássicos do cinema. Este é o objetivo do projeto “Cinema e mundo do trabalho”, que foi o tema do programa UFPA Pesquisa no dia 25 de maio de 2010. E para tratar deste tema, Elissandra Batista recebeu nos estúdios da Rádio Web a professora Maria Angélica Alberto, coordenadora do projeto. O programa aborda o projeto desenvolvido na forma de um curso que ocorre em seis sessões semestralmente no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA. Baixe o programa clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário