7 de out. de 2010

Série UFPA Ensino (Post 3)

EDUCAÇÃO PARA TODOS!

Neste post você confere uma série de edições do programa UFPA Ensino que aborda a Educação como um direito do homem nas mais diversas condições e fases da vida. Quatro programas abordam Educação em Direitos Humanos, Educação Especial, Educação na Terceira Idade e Educação Infantil.


EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
No dia 11 de agosto de 2010, o programa UFPA Ensino abordou o tema Educação em Direitos Humanos. Excepcionalmente, a jornalista Cássia Nascimento conversou sobre o tema com a Profª. Drª. Olinda Rodrigues, professora da Faculdade de Serviço Social da UFPA e coordenadora do Programa Universidade Popular em Direitos Humanos (PUPDH) e com o Prof. Dr. Paulo Sérgio Weyl Albuquerque, coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPA. No programa, especialistas discutem a educação como forma de promoção da cidadania e do respeito à dignidade humana. As políticas públicas de direitos humanos no Brasil e a atuação da sociedade civil para a defesa dos direitos humanos também estão na pauta do programa. Ouça o programa clicando aqui.

EDUCAÇÃO ESPECIAL
Educação Especial foi o tema do UFPA Ensino exibido no dia 17 de fevereiro de 2010. E para tratar deste tema, Otacílio Amaral Filho recebeu nos estúdios da Rádio Web a Profa. Rosimê da Conceição Meguins, do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, a Profa. Hildete Pereira dos Anjos, coordenadora do Núcleo de Educação Especial de Pedagogia de Marabá, e a Profa. Kátia Lima, integrante do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da UEPA. No programa, as convidadas discutiram sobre como está regulamentada a educação especial, a importância da inclusão nas salas regulares e a necessidade de melhorar as condições das escolas para, de fato, incluírem os alunos com necessidades especiais. Para baixar o UFPA Ensino dobre Educação Especial, clique aqui.

EDUCAÇÃO NA TERCEIRA IDADE
O UFPA Ensino discutiu a Educação na Terceira Idade no dia 7 de abril de 2010. E para tratar deste tema, Elissandra Batista recebeu nos estúdios da Rádio WebMaria Leonice de Alencar, Maria Vanda de Vasconcelos, Professora Integrante do projeto Universidade da Terceira Idade (Uniterci), desenvolvido pela Faculdade de Serviço Social e a professora de jovens e adultos e alfabetização de idosos. Clique aqui para baixar o programa.

EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Infantil foi o tema do UFPA Ensino exibido no dia 20 de dezembro de 2009. E para tratar deste tema, Otacílio Amaral Filho recebeu nos estúdios da Rádio Web a Profa. Dra. Laura Alves, organizadora do livro “A Educação Infantil e Estudos da Infância na Amazônia”, a Profa. MSc. Solange Mochiutti, professora da Escola de Aplicação e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil da UFPA, e Profa. MSc. Oneli Rocha, do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Pará e professora do Curso de Especialização em Psicologia Educacional, com ênfase em psicopedagogia preventiva. No programa, as convidadas falam sobre a importância de se oferecer às crianças uma educação de qualidade, desde os primeiros anos de vida. As convidadas ainda abordaram os aspectos sociais, psicológicos e familiares da educação infantil. Para baixar o programa, clique aqui.

Encontre os conteúdos que você busca no nosso Acervo Radiofônico, a partir de palavras-chave do seu interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário