5 de out. de 2010

Série UFPA Ensino (Post 2)


Educação para os povos da Amazônia

Neste post você confere quatro programas sobre a realidade e uma série de ações voltadas a camadas não urbanas da população amazônida. Quatro programas discutem Educação Quilombola, Educação Ribeirinha, Educação Indígena e Educação do Campo.

ECUCAÇÃO QUILOMBOLA
No programa UFPA Ensino exibido em 23 de junho de 2010, você acompanha uma discussão sobre Educação Quilombola. Além disso, você conhece a situação das escolas e do trabalho docente nas comunidades quilombolas, bem como as políticas públicas para a valorização da cultura da população negra no Brasil e no Pará. Para tratar desse assunto, a jornalista Elissandra Batista conversou com o Prof. Dr. Assunção José Pureza Amaral, autor de uma tese que discute as práticas educativas entre os quilombolas, a Profª. Esp. Maria da Paixão, descendente de quilombolas e especialista em relações étnico-raciais, e ainda com o Prof. Amilton Barreto, coordenador de Educação para a Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ouça o programa clicando aqui.

EDUCAÇÃO RIBEIRINHA
A Educação Ribeirinha foi o tema do programa que foi ao ar no dia 9 de junho de 2010. E para tratar deste tema, Elissandra Batista recebeu nos estúdios da Rádio Weba Profª. Drª. Jacqueline Freire, da Faculdade de Educação da UFPA e integrante do Fórum Paraense de Educação do Campo (Educampo) e ainda com a Profª. Eliana Pojo, da Secretaria Municipal de Educação de Belém e responsável pelo assessoramento das escolas localizadas nas ilhas do município. No programa, você acompanha uma discussão sobre a realidade das escolas do município de Belém, a formação de professores, o trabalho docente, as dificuldades do ensino, além dos desafios da educação para as populações ribeirinhas no estado do Pará e de toda a Amazônia. Baixe o programa aqui.

EDUCAÇÃO INDÍGENA
Educação Indígena foi tema do UFPA Ensino do dia 12 de maio de 2010. E para tratar deste tema, Elissandra Batista recebeu nos estúdios da Rádio Web a Profª. Drª Eneida Corrêa Assis, organizadora do livro “Educação Indígena na Amazônia: experiências e perspectivas” e coordenadora de Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas (GEPI), a Profª. MSc. Rosiane Ferreira Gonçalves, autora de uma dissertação onde discute as práticas educacionais para a tribo Tembé e Romélia Julião, antropóloga, professora da “Escola Itinerante de Professores Índios” e integrante da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação, SEDUC. O Programa discute o atual modelo de educação escolar direcionado a essa população. A realidade, as conquistas e os desafios da educação para esse povo, e ainda sobre o processo de integração entre o ensino escolar e a cultura das diversas etnias. Ouça o programa clicando aqui.

EDUCAÇÃO DO CAMPO
No dia 3 de junho de 2009, o programa UFPA Ensino discutiu o tema Educação do Campo. E para tratar deste tema, Otacílio Amaral Filho recebeu nos estúdios da Rádio Web a Profa. Dra. Jane Beltrão, Coordenadora do Programa de Políticas Afirmativas para Povos Indígenas e Tradicionais, e o Prof. Dr. Salomão Hage, Coordenador do GEPERUAZ (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Rural na Amazônia). No programa, os convidados refletiram sobre o diálogo entre escolas e comunidades, a diversidade étnica e cultural do espaço rural e sobre as pesquisas realizadas na Universidade na área. Clique aqui para baixar o programa.


Encontre os conteúdos que você busca no nosso Acervo Radiofônico, a partir de palavras-chave do seu interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário