8 de out. de 2010

Descubra a Comunicação Social!

A Comunicação é um direito universal e um campo de conhecimento estratégico na Contemporaneidade, principalmente em uma região como a Amazônia. Neste post, reunimos alguns programas que abordam a importância da Comunicação Social enquanto área de formação profissional e direito de todos. Além disso, você confere discussões sobre dois temas essenciais para a Comunicação hoje: a Cibercultura, que envolve as práticas sócio-culturais desenvolvidas no Ciberespaço, e a Educomunicação, uma perspectiva educacional que compreende a formação pessoal a partir da reflexão crítica sobre as relações entre mídia e sociedade.



Para expor o a importância da Comunicação Social, a Faculdade de Comunicação da UFPA estará na tenda de Humanidades da Feira do Vestibular, que ocorre de 14 a 16 no Hangar de Convenções Benedito Nunes, na UFPA. Se você ainda não sabe que curso escolher na Federal paraense, esta é a sua oportunidade. 






A Faculdade de Comunicação fica no Instituto de Letras e Comunicação, em frente ao Ginásio de Esportes da UFPA




UFPA NA MADRUGADA APRESENTA OS CURSOS DE COMUNICAÇÃO

Mercado de trabalho, grade curricular e a disputa por uma vaga no curso são algumas das temáticas que serão abordadas durante o programa. E para tratar deste tema, Cássia Nascimento recebeu nos estúdios da Rádio WebOtacílio Amaral e Daniela Oliveira, Diretor da Faculdade de Comunicação da UFPA e a Estudante do Curso de Publicidade e Propaganda respectivamente. O programa foi ao ar no dia 20 de março de 2010. Para ouvi-lo, clique AQUI.



UFPA ENSINO ABORDA EDUCOMUNICAÇÃO

O programa discute o papel da comunicação na sociedade contemporânea, a utilização de ferramentas como o rádio, as revistas e a televisão no processo educativo, a reflexão crítica sobre os meios de comunicação, além dos desafios dessa nova abordagem da educação. E para tratar deste tema, Otacílio Amaral Filho recebeu nos estúdios da Rádio Webo Prof. Osmar Pancera, coordenador da Organização não-governamental “Rádio Margarida” e Alex Pamplona, jornalista, educador da Universidade Popular e integrante do projeto “Revista Viração”. O programa foi ao ar no dia 05 de maio de 2010. Para ouví-lo, clique AQUI.



UFPA DEBATE DISCUTE DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

E para tratar deste tema, Adelaide Oliveira de Oliveira recebeu nos estúdios da Rádio Web a Profa. MSc. Rosaly Brito, da Faculdade de Comunicação da UFPA e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Urbanas da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), Marinor Brito, ex-vereadora e coordenadora municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), e Júlio Araújo, coordenador do Fórum de Defesa das Rádios Comunitárias do Pará. O programa foi ao ar no dia 29 de junho de 2009. Para baixá-lo, clique AQUI.



UFPA PESQUISA INVESTIGA O CIBERESPAÇO

No programa, os convidados falaram sobre as implicações sócio-culturais que o desenvolvimento e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação proporcionam aos indivíduos - novas formas de interagir, de ler, de ouvir, de pensar, de sentir e de entender a realidade. E para tratar deste tema, Elissandra Batista recebeu nos estúdios da Rádio Web a Profa. Dra. Valzeli Figueira Sampaio, coordenadora do projeto “Territórios Híbridos”, o Prof. Dr. Manoel Ribeiro, coordenador do projeto “Jogo eletrônico lúdico educacional de estratégia a revolta da cabanagem”, e a Profa. MSc. Kelly Kalynka Damasceno Cruz, pesquisadora de tecnologias da inteligência. O programa foi ao ar no dia 31 de dezembro de 2009. Para ouvi-lo, clique AQUI.






O vídeo "COMUNIQUE", premiado no Intercom Norte 2009, "vende" os cursos de Comunicação Social da FACOM/UFPA, as Habilitações em Jornalismo e em Publicidade




Encontre os conteúdos que você busca no nosso Acervo Radiofônico, a partir de palavras-chave do seu interesse.

Um comentário:

  1. Que legal ver a rádio com um blog! Vou colocar o link no meu facebook!

    Abraço pra equipe super eficiente da rádio! :D

    ResponderExcluir